Com a benção de Chico Buarque

Escola Básica Municipal Silveira de Souza recebe memorial de móveis doados para o ambiente Biblioteca do Casarão e livro autografado pelo músico e escritor Chico Buarque, que representa a campanha de arrecadação para formar o acervo literário fixo do espaço

 

 

O cenário está pronto para ser ocupado. Totalmente revitalizada, a Biblioteca do Casarão assume sua função na rotina da Escola Básica Municipal Silveira de Souza, após o encerramento da Mostra Casa Nova 2012. O ambiente, assinado pela arquiteta Juliana Pippi, é um dos poucos selecionados como permanente para uso posterior do colégio. Quase tudo que está lá dentro foi doado por fornecedores parceiros, contou com o empenho de prestadores de serviço, inclusive, o novo acervo de livros à disposição, todos eles arrecadados em campanha promovida pela própria mostra.

Nesta quinta-feira (08), às 17h, Juliana Pippi entrega oficialmente nas mãos da diretora da Escola Básica Municipal Silveira de Souza, Ana Lúcia Meister, um livro autografado pelo músico e escritor Chico Buarque, que inspirou a projeção do espaço. Junto um memorial descritivo contendo a relação de móveis doados à escola. “Simbolizamos com a entrega do livro autografado por Chico Buarque a campanha de arrecadação de livros para a escola, que ainda está ativa e recendo contribuição nos pontos de coleta. O empenho de todos até o momento, em transformar a sala em nova função física, foi muito compensador. Assim encerramos nosso trabalho felizes com o legado que fica para os alunos e comunidade”, destaca Juliana.

 

Orgulhoso do resultado e, principalmente, impacto que a proposta trouxe ao evento, o curador da Mostra Casa Nova, José Abreu Júnior, garante que a campanha segue por mais dias. “A doação de livros está num ritmo moderado e vem para complementar o espaço físico. Não deve terminar com o encerramento da mostra, a biblioteca deve ser sempre abastecida e viva!Como grande incentivo, o mais ilustre doador foi Chico Buarque, que enviou exemplar autografado”, reforça. Até hoje foram arrecadados 140 livros em mais de 13 pontos de coleta espalhados pela cidade. Número que pode melhorar muito. “A biblioteca tem capacidade de armazenar até 3 mil livros”, estimula a arquiteta.

 

Dando exemplo – Paralela à campanha de arrecadação dos livros, a arquiteta Juliana Pippi convidou um grupo de leitores para dar exemplo e estimular o vício da leitura. Durante toda a mostra foram publicadas fotos exibindo pessoas em momento de total introspecção tendo como cenário a própria Biblioteca do Casarão, agora biblioteca oficial da escola. Além de belas imagens, os convidados revelam em depoimentos gravados – veiculados no blog do espaço criado com este fim – as leituras mais significativas de suas vidas. “Dar vida ao espaço, transmitir essa paixão pelo hábito e o que ganhamos com a leitura. Tivemos vários exemplos de jornalistas, artistas, cineastas, psicólogos. A campanha de incentivo à leitura faz parte do projeto da Biblioteca do Casarão, tem a ver com a vida que deve acontecer no seu dia a dia, do uso proposto, do apreço ao livro”, comenta Juliana Pippi, idealizadora da ação. O material divulgado durante a Mostra está à disposição no blog bibliotecadocasarao.blogspot.com

 

 

Relação de pontos de doação

Mostra Casa Nova – Recepção
STUDIO Ambientes|LARCO – Shopping Casa & Design
ROKA • Objetos de Decoração e Cozinha – Shopping Iguatemi
PUXARE • A Casa dos Puxadores – Estreito
OUSE • Iluminação – Centro
MASOTTI • Objeto de Estima – Shopping Casa & Design
J.ZILIOTTO • Soluções em Escritório – Centro
INFINITA • Superfícies – Centro Empresarial Terrafirme
FLORENSE • Casa & Escritório – Av. Beiramar
Associação Catarinense de Medicina – SC 401
Cassol Centerlar – Campinas e Itacorubi
Diário Catarinense – SC 401, 4.190
RBSTV – Morro da Cruz.

Deixe um comentário